Literalmente, sobre mim

Meu nome é Bruno Meneguele, formado no curso de Engenharia de Computação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR ou provavelmente mais conhecida como CEFET Paraná.

Não sou nenhum expert em computação ou em alguma subárea de tal, mas sou curioso o bastante para as vezes descobrir coisas relaciodas a computação, claro, interessantes o suficiente e que possivelmente nunca utilizarei de fato, mas me fazem rir e querer compartilhar. Gosto de compartilhar estes conhecimentos com o maior número de pessoas, mesmo que estas descobertas sejam novidades apenas para mim. Mas lembre-se, não sou um expert, então coisas muitos simples podem aparecer.

Adepto ao open source. Usuário Linux há alguns anos. Já tentei trocar Vim por Emacs, mas não deu certo, uso Vim há anos. Basicamente utilizo C e Bash para tudo que preciso no meu dia a dia, mas caso necessário Python é muito bem vindo. Preciso desenvolver alguma GUI? Uso Qt. Atualmente meu principal interesse está em Sistemas Operacionais (Linux Kernel) e Sistemas Embarcados (Linux Embarcado, RTOS ou bare-metal).

Atividades atuais

Atualmente sou Engenheiro de Software na posição de Kernel Maintainer na RedHat, tentando manter a carroagem em movimento. Mas ao mesmo tempo passo alguns minutos/horas/dias ocupando a posição de desenvolvedor também no Kernel, atuando principalmente sobre os subsistemas de criptografia e segurança.

Nos momentos vagos passo boa parte estudando sobre Sistemas Embarcados e também sobre outros Sistemas Operacionais, principalmente da família BSD, como OpenBSD, FreeBSD e DragonFlyBSD. Eventualmente vocês verão algum conteúdo sobre estes.

Passado?

Trabalhei diretamente com Sistemas Embarcados tanto bare-metal como Linux Embarcado, onde pela primeira vez comecei a ter os primeiros contatos com o Linux Kernel e também bootloaders como U-Boot.

Mas pouco antes de trabalhar com sistemas um pouco mais de alto nível também trabalhei diretamente com sistemas de eletrônica analógica e desenvolvimento na área de lógica reconfigurável (FPGA e CPLD) com Verilog.

Futuro

Quem sabe?

Final

Não tenho muito a compartilhar sobre projetos, mas meus repositórios estão públicos a todos que quiserem dar uma olhada.

Este sou eu.
Agradeço a presença.
Até mais.